Close

Latência x custo em Datacenter fora do Brasil

Latência x custo em Datacenter fora do brasil 

A localização dos servidores da empresa de hospedagem de sites é algo que sempre gera muitas dúvidas, principalmente porque a grande maioria das empresas que oferecem o serviço no Brasil possuem servidores no exterior. Mesmo as empresas que possuem escritórios no Brasil têm uma boa parte da infraestrutura localizada em países da América do Norte, como os EUA. Neste artigo você vai entender de uma vez por todas as questões que envolvem servidores localizados no Brasil e exterior.

Quando o servidor está localizado em um continente diferente do visitante do site pode haver um aumento na latência. Isso torna a velocidade de carregamento das informações um pouco menor. Quando mais perto o servidor estiver dos visitantes do site, melhor! Por isso, servidores localizados no Brasil podem ser um pouco melhores, pelo menos em tese, visto que a Google possui diversos pontos de presença e de cache espalhados pelo mundo (inclusive no Brasil) faz com que muitas vezes o tempo de resposta fique menor ou igual a um hospedado em território nacional.

Ou seja, mesmo que os servidores estejam hospedados fora do Brasil, o pior que pode ocorrer é a espera de alguns milissegundos, imperceptíveis para o usuário.

Hoje em dia já existe uma gama enorme de sites brasileiros que estão hospedados no exterior, principalmente em países como o Estados Unidos.

Hospedagem de Sites no EUA

Por uma questão de economia, a grande maioria das hospedagem de sites tem seus servidores(data centers) nos EUA. Manter um servidor no exterior é muito mais barato, se comparado ao Brasil (cerca de 40%). Isso explica a grande diferença que vemos por aí no preço das hospedagem de sites. Boa parte dessas hospedagens de sites mais baratas são americanas (apesar de terem grande presença no Brasil!). O preço mais atrativo e a performance operacional acabam por determinar a escolha de hospedagem fora do Brasil.

A hospedagem Web americana acaba sendo melhor pelo fator “Brasil”. Lá há uma grande oferta de links de internet, com uma velocidade incrivelmente superior aos daqui. No final, os centros de dados americanos acabam levando vantagem em relação aos brasileiros.

Além disso, os provedores de internet dos EUA, por uma questão de infraestrutura, têm uma qualidade superior. Não apenas no sentido de ter mais velocidade mas também pela confiabilidade operacional, já que a incidência de

problemas é muito menor. A probabilidade de ficar dias sem internet por causa de um problema técnico (conforme já aconteceu no Brasil com alguns data centers) é infinitamente menor e remota.

No caso da Google, ela possui uma rede de conexão própria e com diversos pontos de presença espalhado pelo mundo inclusive dois no brasil, sem contar os ponto de cache que passa de cem no brasil. Estes pontos de conexão torna muito mais rápida as conexões e a redução da latência, tornando assim a Google a detentora de 40% de conexão da internet mundial.

As fontes abaixo comprovam os pontos de presença mencionados e a liderança em termos de conexões mundiais.

Fonte: http://www.forbes.com/sites/timworstall/2013

Fonte: https://peering.google.com/#/infrastructure

Hospedagem de Sites no Brasil

Uma hospedagem de site com servidores localizados no Brasil normalmente é mais cara. Algumas empresas oferecem a opção de contratar servidores no Brasil e no exterior (EUA, principalmente). E o preço dos serviços com hospedagem em datacenter localizados em território nacional é em média 40% maior.

Apenas quando se tratar de streaming ou serviços que necessitam de transmissão em tempo real, como Skype ou jogos online a localização dos servidores faz muita diferença. Se você pretende apenas contratar uma hospedagem de site ou sistemas corporativos não é tecnicamente justificada a preocupação com latência.

Case Real

Com o objetivo de demonstrar e comprovar as informações acima, apresentaremos abaixo os resultados obtidos por ocasião de uma aplicação real executada em um cliente do setor público, onde apresentamos o comparativo de desempenho entre o ambiente on-premise hospedado no brasil versus um ambiente com alta disponibilidade na nuvem do Google:

https://docs.google.com/presentation/d/1ESbfzOXhxTI9aapMCFgJfmn-GFCIzWbTx47DGexS5D0/edit?usp=sharing

2 Comments on “Latência x custo em Datacenter fora do Brasil

  • Tiago
    02/03/2017 at 22:26

    Bacana.

    Responder
  • Dr Rodolfo Aurelio
    11/04/2017 at 09:53

    Demorei mais encontrei seu site. Conteúdo de qualidade. Obrigado por compartilhar

    Responder
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *